articles made with love ❤️
Artigos feitos com carinho ❤️
Sitemap é literalmente um mapa do seu site no qual você indica para os robôs do Google e de outros buscadores quais são as páginas que deseja indexar e armazenar nos servidores. Apesar dos motores mais conhecidos efetuarem varreduras em todas as páginas públicas de seu site, o sitemap.xml serve como uma "dica" aos buscadores de quais páginas estão disponíveis para indexação. A grosso modo, o sitemap é uma espécie de cartão de visitas do seu site para as sub-páginas sejam facilmente identificadas no Google ou outros motores de Pesquisa.
Com ele seus robôs de podem obter informações relevantes como:
Estas informações são de extrema importância para que seu site apareça de forma rápida e tenha relevância nos motores de busca, alcançando mais cliques e um melhor posicionamento.
Além de compor uma lista geral do site que facilita a indexação, o sitemap permite que páginas que recebem poucos links ou não são muito acessíveis por ficarem a muitos cliques das páginas principais, possam ser identificadas e indexadas pelo Google. Ter essas páginas no sitemap.xml é uma garantia de que o motor de busca perceba a existência desse conteúdo e possa indexá-lo e apresentá-lo como resultado de pesquisa. Além disso o sitemap.xml agiliza o processo de indexação das suas páginas, fazendo com que seus novos conteúdos apareçam rapidamente nos resultados de buscas.
O sitemap é ainda mais importante para sites novos (que possuem poucos backlinks) ou sites com conteúdo dinâmico como blogs, e-commerces e jornais.
Não basta apenas ter o sitemap.xml, é preciso que ele contenha informações relevantes a respeito do conteúdo das páginas nele contidas.
Para estruturar seu website da forma correta, é necessário compreender o funcionamento dos mecanismos de buscas, ter em mente os principais objetivos do seu usuário e com estas informações em mão, elevar a relevância de seu site nos principais serviços de busca, como o Google, Bing e Yahoo, de brinde você já estará com o site optimizado para utilizar o Searchbar. ;)
Vamos às dicas!
Primeiro leve em consideração a palavra mais relevante de sua pesquisa, a mesma deve estar posicionada no Título, Subtítulo e h1 e h2 de seu html (metatags).
Como exemplo, vamos considerar uma página cujo objetivo é a venda de um imóvel.
Informações iniciais:
"Apartamento de 2 quartos, 102 m², acabamento em Gesso, com Garagem, Closet e Dependência de empregada, localizado em São Paulo Capital situado na Vila Olimpia, o mesmo está em um ótimo estado de conservação, valor atrativo e é proximo da Universidade Exemplo."
Analisando as informações acima devemos considerar o que tem maior importância:
Meu objetivo:
Vender o apartamento
Informações de maior relevância:
Apartamento 2 Quartos com Garagem, Vila Olimpia São Paulo Capital
Adjetivos em ordem de relevância:
2 Quartos, 102 m²
Garagem, Closet, Dependência de Empregada
Próximo a Universidade Exemplo
Local muito procurado para aluguel
Chamada para ação:
Oportunidade de Investimento
É importante ser o mais claro possível em sua url e título, dando prioridade somente para o que é e seu objetivo. As Informações de maior relevância devem estar presentes tanto no título quanto na própria URL se possível.
Adjetivos podem ser aplicados para encorpar seu resumo de página, dando mais informações ao seu usuário e diferenciando dos demais anúncios.
Para encerar você deve adicionar uma chamada de ação.
Url: /imoveis/venda/sp/sao-paulo/apartamento-2quartos-com-garagem-vila-olimpia
Título da página: Apartamento 2 Quartos com Garagem à venda em Vila Olimpia - São Paulo, SP
Resumo:
Apartamento 2 Quartos, 102 m² com Garagem, Closet, Dependência de Empregada, localizado em Vila Olímpia - SP, próximo a Universidade Exemplo, ótima oportunidade de investimento, local muito procurado para aluguel.
As vezes ter um sitemap.xml atualizado parece uma tarefa difícil, a boa notícia é que a maior parte dos Criadores de Website como Wix, Webnode, Weebly, Squarespace e Webflow já fazem este serviço de forma automática para você. Já os CMS como Joomla, Wordpress e Magento tendem a disponibilizar plugins para realizar esta tarefa, caso isso não ocorra você pode pesquisar por soluções em suas páginas oficiais.
Para websites html nativos, a solução é utilizar algum serviço gerador de xml de terceiros, que também podem ser encontrados de forma gratuita pela internet e pagas, que fazem isso de forma rápida e dinâmica, como o XML-Sitemaps.com ou Google Sitemap Generator, do próprio Google.
Por padrão, o sitemap.xml deve ficar na raiz do seu site, juntamente com a página home. Caso isso não seja possível ou hajam mais de um sitemap, é possível customizar a sua localização adicionando informações ao arquivo robots.txt.
Mais detalhes sobre o protocolo sitemap podem ser encontrados no site sitemaps.org.
Para completar a tarefa, é necessário primeiro subir o mapa em seu servidor. Feito isso, você acessa o Google Search Console, faz o reconhecimento da propriedade de seu domínio e, lá mesmo, adiciona seu sitemap.xml para que o Google tome conhecimento de sua existência.
O legal é que, quando você sobe seu mapa no Search Console, você pode saber quais das URLs enviadas foram indexadas. E é nesse ponto que podemos identificar problemas ou gargalos de indexação em seu site.
Para analisar o nível de optimização de seu SEO, acesse o SEO Analyser e siga as sugestões.
Seu sitemap ficou pronto?
Agora é hora de implementar sua barra de pesquisas.